domingo, 24 de outubro de 2010

Abigail: Senhora das circunstâncias

Nabal, do hebraico, insensato. É a mesma palavra encontrada em Salmo 14:1 (ARA) - "Diz o insensato [nabal] em seu coração: Não há Deus". E também em Isaías 32:6 (NVI) - "Pois o insensato [nabal] fala com insensatez e só pensa no mal; ele pratica a maldade e espalha mentiras sobre o Senhor; deixa o faminto sem nada e priva de água o sedento".

"Embora Nabal tivesse repelido a companhia de Davi e seus homens necessitados, nessa mesma noite fez uma extravagante festa para si e seus ruidosos amigos, e entregou-se a comer e beber até que se afundou no estupor da embriaguez. Nabal não se preocupava em gastar uma quantidade extravagante de sua riqueza para condescender consigo mesmo e glorificar-se; mas parecia-lhe demasiado penoso conceder uma compensação que nem chegaria a sentir falta aos homens que tinham sido como o homem rico da parábola. Ele tinha um só pensamento: usar os dons de Deus para satisfazer a seus apetites egoístas e animalescos. Não era rico para com Deus, pois os tesouros eternos não tinham qualquer atrativo para ele. A vida presente de luxo, de lucro, era a única coisa que absorvia o seu pensamento. Isto era o seu deus". EGW, Vidas que Falam, p.170.

"Que espírito, este! Totalmente despojada de ostentação ou orgulho, mas cheia de sabedoria e amor de Deus, Abigail revelou o vigor de sua devoção à família. Qualquer que fosse a índole de seu marido, ele ainda era seu marido, e ela deixou claro ao indignado capitão que a conduta indelicada de seu marido não foi, de maneira alguma, premeditada contra ele como afronta pessoal". EGW, Refletindo a Cristo, p.324.

"Abigail sabia repreender e aconselhar com sabedoria. A cólera de Davi se extinguiu sob o poder de sua influência e argumentos. Ele se convenceu de que havia assumido uma linha de conduta imprudente, e de que havia perdido o controle de seu temperamento. Recebeu a reprovação com humildade de coração... E agradeceu e bendisse porque ela o aconselhou com razão". EGW, Refletindo a Cristo, p. 325.

"Abigail se rejubilou pelo fato de sua missão ter alcançado êxito, e por ter sido um instrumento para salvar sua família da morte. Davi se rejubilou porque, através de seu oportuno conselho, foi impedido de cometer atos de violência e vingança. Após meditar, percebeu que isto teria sido causa de descrédito para ele, perante Israel, e seria uma lembrança que sempre lhe teria causado o mais profundo remorso. Sentiu que ele e seus homens tinham o maior motivo para serem gratos...". EGW, Refletindo a Cristo, p.325.

"Quando Davi soube da morte de Nabal, agradeceu a Deus por ter tomado a vingança em Sua próprias mãos". EGW, Refletindo a Cristo, p.325.

"No caráter de Abigail, esposa de Nabal, temos uma ilustração de feminilidade segundo Cristo, ao passo que seu marido ilustra o que um homem pode tornar-se quando se rende ao controle de Satanás". EGW, Vidas que Falam, p.168.

"Na maneira de Deus tratar a Davi e a Nabal, podem os homens sentir-se encorajados a pôr os seus casos nas mãos de Deus; pois em seu devido tempo Deus porá as coisas no lugar certo". EGW, Vidas que Falam, p. 170.

Nenhum comentário:

Postar um comentário